Termo em inglês que significa, literalmente, tempestade ou tormenta cerebral, isto é, um esforço concentrado da inteligência do pessoal mais qualificado de uma empresa na busca da solução de um problema. Geralmente é utilizado quando, por exemplo, uma empresa deseja encontrar o melhor nome para um produto novo, com determinadas características etc. Um dos traços mais destacados do brainstorming é o estímulo para que cada um apresente suas sugestões sem inibição e que nenhum membro do grupo se dedique mais em criticar as propostas alheias do que em apresentar as suas próprias. Este método de produção de ideias foi desenvolvido nos Estados Unidos depois da crise de 1929 e supõe que as pessoas designadas se mantenham num mesmo espaço e durante determinado tempo. As melhores ideias são selecionadas e aperfeiçoadas, sendo então preparadas para serem adotadas ou não pela administração da empresa. Quando o objetivo é avaliar os problemas que uma solução provocará, o processo é chamado de “brainstorming invertido”. Para evitar a desorganização ou a participação daqueles que têm dificuldades na verbalização de ideias, estas são apresentadas por escrito e o método é chamado de brainwriting.