Do ponto de vista de organização de empresas, a comunicação é o fenômeno pelo qual um emissor (empresa) influencia ou esclarece um receptor (público) e vice-versa. Além desses dois elementos emissor e receptor —, a comunicação conta ainda com alguns outros elementos básicos: mensagem, código e veículo. Em uma empresa, destacam-se dois tipos de comunicação: interna, responsável pelas informações necessárias ao funcionamento da empresa; externa, que permite o relacionamento entre empresa e sociedade e a integração da empresa nessa sociedade. A comunicação externa é composta por dois sistemas: um sistema para fora, que fornece ao meio exterior informações sobre a empresa, e um sistema de informações (ou inteligência), que fornece à empresa informações sobre o exterior. No primeiro caso, além do relacionamento com fornecedores de produtos e serviços, inclui-se todo o complexo promocional da empresa. No segundo, são utilizadas as técnicas de pesquisa de mercado e de opinião para sondar as necessidades do mercado quanto a produtos e serviços ou para saber qual a receptividade dos produtos e serviços que já estão sendo oferecidos. Nesse sistema incluem-se ainda as informações referentes à situação, à atividade e aos planos de concorrentes, fornecedores e clientes.