Sistema de fabricação estabelecido pela Volkswagen em sua planta de fabricação de caminhões em Resende (RJ) em 1996, com o intuito de melhorar a produtividade e incrementar a qualidade de seus produtos. A ideia básica é que cada fornecedor de peças e componentes execute a montagem da peça que forneceu e seja responsável pela qualidade de seu produto. Esse processo de “terceirização” da parte mais importante de uma planta desse tipo (a linha de montagem) significa que nela apenas uma porção muito pequena — de 10 a 15% — são funcionários da própria empresa. Os demais são vinculados às empresas fornecedoras, denominadas parceiros. O edifício onde se desenvolvem as atividades pertence à Volkswagen, mas cada fornecedor tem um espaço nele que administra como se fosse um condomínio. Cada empresa tem uma “doca” especial para descarregar suas peças, e, durante a montagem do veículo, não intervêm os funcionários da Volkswagen; apenas um funcionário denominado “maestro” supervisiona todas as etapas de produção de um determinado número de veículos. Os funcionários da empresa só entram na fase de teste dos caminhões. Todo caminhão, no entanto, sai da fábrica com a assinatura do “maestro”, o responsável pela qualidade daquele veículo diante dos consumidores. Em 1996, as empresas fornecedoras que estão participando desse sistema são as seguintes: Iochpe-Maxion; Rockwell; Remon; MWM; Cummins; Eisenmann; Delga e VDO. Veja também Just in Time; Terceirização.