Termo em inglês constituído das palavras cooperation (cooperação) e competition (concorrência), isto é, uma contradição em termos, na medida em que se trata de uma cooperação entre competidores. Este conceito é aplicado nos casos em que empresas competidoras, mas desejosas de criar um novo mercado ou de reduzir riscos que envolvem investimentos vultosos em inovações, cooperam entre si, até que o resultado seja alcançado, para então continuar em sua trilha de competição. Não é raro encontrar empresas que se enfrentam ferozmente em determinados mercados, cooperando amistosamente em outros. Por exemplo, as empresas Sun, IBM, Apple e Netscape entraram num processo de cooperação para sustentar o novo programa para computadores Java, a fim de enfraquecer a Microsoft. A linha divisória entre o que vem sendo denominado coopetition e a formação de cartéis não é muito clara. As instituições encarregadas de zelar pela manutenção da concorrência ainda não definiram tais limites, que separam as duas formas de comportamento. Fatalmente, serão levadas a fazê-lo e até mesmo a consolidar uma legislação correspondente, na medida em que essa aproximação entre empresas possa resultar em benefícios para o público. Veja também Cartel; Concorrência.