Dificio
  • APOIE
  • SOBRE
  • CONTATO
3 de maio de 2021 por Equipe Dificio.com.br

FICHA TRÍPLICE

FICHA TRÍPLICE
3 de maio de 2021 por Equipe Dificio.com.br

Ficha tríplice era um formulário utilizado na escrituração contábil que continha três vias. A primeira via era destinada ao Livro Diário, a segunda via ao Razão da conta debitada e a terceira (e última) via ao Razão da conta creditada.

Termo correspondente em inglês – threefold sheet ou triple sheet

Veja também – Escrituração contábil, escrituração manual, escrituração mecanizada e automação contábil.

Não entendeu nada? Sem problemas, vamos explicar tudo.

Afinal, o que é Ficha Tríplice?

Desenvolvido em 1947, por dois contadores brasileiros – Silvino Barbosa e Edmundo Mario Cavallari, o “Sistema Ficha Tríplice” era um método de contabilização e tinha como objetivo simplificar os procedimentos de escrituração contábil das empresas.

Anteriormente ao desenvolvimento e divulgação da contabilidade informatizada, os contadores tinham quatro opções básicas para efetuar os registros contábeis: (1) escrituração manual, que se apresentava demorada e resultava na realização de várias transcrições; (2) escrituração mecanizada, cuja operacionalização exigia a utilização de máquinas complexas, com custo de aquisição elevado para empresas de pequeno e médio porte; (3) escrituração eletromecânica, que apesar de propiciar significativa economia de tempo, ainda era uma tecnologia nova e onerosa para as empresas de médio porte; e (4) escrituração maquinizada, operacionalizada em máquinas de escrever comuns especialmente adaptadas para essa finalidade. Esse último, dispensava a necessidade de investimentos em equipamentos destinados exclusivamente a procedimentos de contabilidade e escrituração mercantil.

A ideia central do Sistema Ficha Tríplice era simplificar os registros contábeis, possibilitando sua realização em qualquer tipo de máquina de escrever, em substituição aos caríssimos equipamentos de mecanização da época.

Ela, a ficha tríplice, era um formulário, em três vias, as quais tinham sua impressão tipográfica diferenciada em cada via. Eram preenchidas simultaneamente, com o auxílio de papel carbono, sendo a primeira via – na cor branca, destinada aos lançamentos no Livro Diário, a segunda via – na cor rosa, ao Razão da conta a débito e a terceira ao Razão da conta creditada, de cor amarela.

Porém, o avanço da informatização e o surgimento de novos sistemas, fez com que a datilografia torna-se demasiadamente obsoleta, sendo a principal causa para o abandono precoce do Sistema Ficha Tríplice.

Sinônimos para Ficha Tríplice

Sistema Ficha Tríplice.

Comunicar erros

Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.

Fontes de pesquisa e de referência

  1. BARBOSA, Silvino.; CAVALLARI, Edmundo M. Contabilidade Maquinizada – Sistema Ficha Tríplice, São Paulo: Tipografia Aurora, 1941.
  2. COZENZA, José Paulo; ROCCHI. Carlos Antônio de. Evolução da escrituração contábil: desenvolvimento e utilização do sistema ficha tríplice no Brasil. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 2-23, jan/abr., 2014.

Como citar esse artigo em seus trabalhos

Ficha tríplice. Dificio, 8 jul. 2021. Disponível em: https://www.dificio.com.br/ficha-triplice. Acesso em: dia, mês e ano.

Gostou? Compartilhe.

Artigo anteriorXXPróximo artigo EQUILÍBRIO DE MERCADOEquilíbrio de mercado

1 comment

Alexandre disse:
17 de fevereiro de 2022 às 13:39

Silvino Barbosa foi meu tio, escreveu o livro com o sistema ficha triplice que foi ministrado em cursos de contabilidade, o Sr. Silvino faleceu cedo e, minha avo editava e comercializava os livros. Nos anos 60 meu pai criou a grafica para produzir os impressos que faziam parte do encarte que vinha no livro, a grafica fez esses impressos até 1993

Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

TAXA DE JUROS3 de abril de 2022
SOCIEDADE DE CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO (SCFI)1 de abril de 2022
WALTER BAGEHOT (1826-1877)6 de março de 2022

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto:

A    B    C    D    E    F  
G    H     I    J     K    L  
M   N    O   P    Q    R  
S    T    U    V    W   X  
Y    Z   

AVISO LEGAL [DISCLAIMER]

A plataforma on-line dificio.com.br (a “Plataforma”) é de propriedade da Santo Conselho Ltda (“Santo Conselho”).

Todo o conteúdo da plataforma tem propósito EXCLUSIVAMENTE educacional e não consiste em recomendação legal, fiscal, contábil, financeira ou de qualquer outra natureza. Tais conteúdos foram elaborados de acordo com o contexto e conjuntura no momento da sua produção e são extraídas de diversas fontes, não sendo-lhe garantida sua confiabilidade, pontualidade e acurácia.

Os textos são de autoria própria ou de terceiros, contendo imagens ilustrativas para facilitar o entendimento do conteúdo – sendo de responsabilidade do autor do texto, citar as fontes e creditar devidamente os autores e/o proprietários das imagens. Na maioria das vezes, utilizamos imagens com copyright free que acreditamos terem sido utilizadas de forma justa (“fair use”) e não pedimos autorização prévia a seus respectivos autores. Caso você encontre alguma imagem sem menção ao verdadeiro autor ou com informações erradas, por favor entre em contato para que possamos dar os devidos créditos.

A Santo Conselho, seus sócios, administradores, representantes legais e colaboradores não garantem a exatidão, atualização, precisão, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos ou inverídicos.

É PERMITIDA a reprodução total ou parcial dos textos, imagens ou qualquer outro conteúdo da plataforma, por qualquer meio desde que citada a fonte (link) e com prévia autorização de seu criador/autor ou do administrador. Saiba mais.

2020-2021 © Dificio.com.br é uma marca registrada e tem todos seus direitos reservados.

© Dificio - leve para onde quiser, acesse onde estiver.