John Bates Clark foi um economista neoclássico norte-americano e uma das principais figuras da Revolução Marginalista. Economista norte-americano, principal representante da escola marginalista nos Estados Unidos. Estudou em Heidelberg e Zurique, tornando-se, em 1895, professor-titular de Economia na Universidade de Colúmbia. Em Philosophy of Wealth (Filosofia da Riqueza), 1885, procura reformular os postulados dos economistas clássicos. Distribution of Wealth (Distribuição da Riqueza), 1899, sua obra mais conhecida, estende o princípio marginalista à análise da produção e distribuição e introduz o conceito de produto marginal. Para John Bates Clark, o lucro aparece sempre como resultado de um desequilíbrio provisório devido a uma concorrência imperfeita ou a um jogo de preços. Essa é uma posição intermediária entre as explicações estáticas e as dinâmicas, pois sustenta que numa concorrência perfeita (estática), nunca há lucro e que sem desequilíbrio e sem lucro não há progresso. Escreveu ainda Essentials of Economic Theory (Fundamentos da Teoria Econômica), 1907. Veja também Marginalismo.
Termo correspondente em inglês – John Bates Clark
Veja também – Revolução Marginalista, Produtividade Marginal e Escola Neoclássica.
Afinal, quem foi John Bates Clark?
Depois de se formar no Amherst College em 1875, John Bates Clark viajou para a Alemanha, onde estudou com Karl Knies em Heidelberg. Após seu retorno aos Estados Unidos, Clark ensinou economia, história e uma série de outras matérias nas faculdades Carleton, Smith e Amherst antes de entrar em contato com alunos de pós-graduação na Johns Hopkins. Em 1895, Clark finalmente conseguiu um posto na Universidade de Columbia.John Bates Clark é mais conhecido por desenvolver o conceito de ” produtividade marginal ” e a tese de “exaustão do produto” por trás da Teoria da Distribuição da Produtividade Marginal , que ele foi (indiscutivelmente) o primeiro a desenvolver em 1889, a partir da qual ele então extrapolou enormes conclusões éticas (especialmente em seu famoso tomo de 1899). Ele também desenvolveu a teoria da demanda marginal baseada na utilidade de forma independente em 1885, mas isso já era tarde demais.
Clark foi o grande oponente de Eugen von Böhm-Bawerk em uma “controvérsia do capital” inicial, colocando a teoria austríaca do capital contra a própria teoria de Clark, onde ele propôs que havia um fundo de capital “permanente” que entrava em uma função de produção como qualquer outro fator (esta teoria foi dado à terra firme em suas posteriores 1907 Essentials , onde desenvolveu ainda mais sua dinâmica história de “coordenação”). A “parábola” de Clark foi retomada na década de 1930 por Frank Knight em outra controvérsia da capital e, quando foi incorporada à teoria do crescimento neoclássico na década de 1950, gerou mais uma batalha, a Controvérsia da Capital de Cambridge.
Como um dos poucos economistas americanos da escola marginalista e um proeminente apologista do sistema capitalista, John Bates Clark foi um grande oponente da Escola Institucionalista – e, como consequência, tornou-se um dos alvos favoritos de Thorstein Veblen . Seu filho, John Maurice Clark , no entanto, não seguiu os passos conservadores de seu pai – em vez disso, ele se tornou um importante institucionalista.
John Bates Clark (26 de Janeiro de 1847 – 21 de Março de 1938) foi um economista neoclássica americano. Ele foi um dos pioneiros da revolução marginalista e opositor da escola institucionalista da economia, e passou a maior parte de sua carreira docente na Universidade de Columbia.
Clark nasceu e foi criado em Providence, Rhode Island. e graduou-se Amherst College, em Massachusetts, com 25 anos de idade. Entre 1872 e 1875, freqüentou a Universidade de Zurique e a Universidade de Heidelberg, onde estudou sobre Karl Knies (um líder da Escola Histórica Alemã). No início de sua carreira, os textos de Clark reflectem sua origem alemã socialista e ele mostrou-se como um crítico do capitalismo. No entanto, durante o seu tempo como professor na Universidade de Columbia, a sua opinião mudou gradualmente até que veio apoiar o capitalismo. Mais tarde ele tornou-se conhecido como um dos principais apoiantes do sistema capitalista.
https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Bates_Clark
https://web.archive.org/web/20051201192813/http://cepa.newschool.edu/het/profiles/clark.htm