Conjunto de técnicas matemáticas, estatísticas, econômicas, sociológicas e psicológicas usadas pelos produtores para estudar o mercado e conquistá-lo mediante o lançamento planejado dos produtos. Para vender, as empresas usam diversos recursos: modificam o produto, incrementam sua utilidade, ampliam o mercado pela descoberta ou criação de novos consumidores, criam novas mercadorias ou convencem os consumidores de que seus produtos têm mais qualidade ou utilidade que os dos concorrentes. Isso é feito por meio de exaustivas análises de mercado, que indicam quais as necessidades reais ou imaginárias do consumidor e as motivações que o levam à compra. Após as pesquisas, o produtor fabrica um produto capaz de satisfazê-las. Essa mudança de orientação — produzir para atender às aspirações do mercado — assinala o surgimento da mercadologia, segundo a qual o mercado consumidor é mais importante que o produto. A mercadologia consiste numa estratégia do produtor para adequar seus recursos às oportunidades que o mercado oferece. Esses recursos envolvem as características do produto (preço, aparência, embalagem, padronização, prazo de entrega, qualidade e assistência técnica), sua promoção (publicidade, promoção nos pontos de venda, merchandising) e sua distribuição. Para a mercadologia, as características de um produto são quase sempre determinadas pelas informações que a empresa possui sobre as necessidades e preferências do mercado consumidor. Para isso, o produtor pesquisa número, localização, hábitos e atitudes dos consumidores efetivos e potenciais, usando técnicas estatísticas, psicológicas e sociológicas aplicadas à pesquisa de mercado. Veja também Comercialização; Consumo; Necessidade; Produto.