Dificio
  • APOIE
  • SOBRE
  • CONTATO
3 de maio de 2021 por Equipe Dificio.com.br

PERROUX, FRANÇOIS (1903- )

PERROUX, FRANÇOIS (1903- )
3 de maio de 2021 por Equipe Dificio.com.br

Economista francês, neomarginalista, teórico do desenvolvimento econômico e autor de uma teoria do equilíbrio geral baseada no conceito de unidades ativas de produção e sua influência no espaço econômico. Discípulo de Schumpeter (seu professor em Viena) e Chamberlin, Perroux criou os conceitos de economia dominante e efeito de dominação, definidos como “a influência irreversível, internacional ou não, que uma unidade econômica qualquer exerce sobre outras unidades menos poderosas”. Em sua análise, substituiu a noção de “meios econômicos” pelo exame de “forças em ação”. Sua noção de economia dominante não se enquadra na noção de imperialismo, pois a dominação é enfatizada como algo maior, com o efeito não intencional, quase mecânico, que uma unidade econômica exerce sobre as outras apenas por seu tamanho ou por sua atividade. Estende essa noção ao estudo de empresas dominantes, macrodecisões de grandes grupos (nações, cartéis e sindicatos) e economias nacionais preponderantes. Nessa linha, Perroux elabora a noção de espaço econômico, que se diferencia do espaço geográfico e político e é entendido como o conjunto de relações dos agentes econômicos (indivíduos, empresas e Estado) e sua zona de influência dentro de um conjunto financeiro homogêneo (tendo o mesmo sistema de preços etc.). Perroux desenvolve em seguida uma teoria geral do “progresso econômico”. No âmbito das economias nacionais, destaca o papel do empresário e a ação do Estado. Em termos internacionais, salienta a formação de “polos múltiplos de desenvolvimento” — financeiros, comerciais e de produção. Em sua análise de “progresso”, destacam-se as noções de criação coletiva, propagação de tecnologia e significação do progresso. Perroux foi professor no Collège de France e nas universidades de Lyon e de Paris, exercendo considerável influência sobre o pensamento econômico na França e América Latina. Entre suas obras destacam-se Le Problème du Profit (O Problema do Lucro), 1926; La Valeur (O Valor), 1943; Théorie Générale du Progrès Économique (Teoria Geral do Progresso Econômico), 1956; L’Économie du XXème Siècle (A Economia do Século XX), 1961, e Unités Actives e Mathématiques Nouvelles, Révision de la Théorie de l’Équilibre Général (Unidades Ativas e Novas Matemáticas, Revisão da Teoria do Equilíbrio Geral), 1975.

Artigo anteriorXXPróximo artigo EQUILÍBRIO DE MERCADOEquilíbrio de mercado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

TAXA DE JUROS3 de abril de 2022
SOCIEDADE DE CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO (SCFI)1 de abril de 2022
WALTER BAGEHOT (1826-1877)6 de março de 2022

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto:

A    B    C    D    E    F  
G    H     I    J     K    L  
M   N    O   P    Q    R  
S    T    U    V    W   X  
Y    Z   

AVISO LEGAL [DISCLAIMER]

A plataforma on-line dificio.com.br (a “Plataforma”) é de propriedade da Santo Conselho Ltda (“Santo Conselho”).

Todo o conteúdo da plataforma tem propósito EXCLUSIVAMENTE educacional e não consiste em recomendação legal, fiscal, contábil, financeira ou de qualquer outra natureza. Tais conteúdos foram elaborados de acordo com o contexto e conjuntura no momento da sua produção e são extraídas de diversas fontes, não sendo-lhe garantida sua confiabilidade, pontualidade e acurácia.

Os textos são de autoria própria ou de terceiros, contendo imagens ilustrativas para facilitar o entendimento do conteúdo – sendo de responsabilidade do autor do texto, citar as fontes e creditar devidamente os autores e/o proprietários das imagens. Na maioria das vezes, utilizamos imagens com copyright free que acreditamos terem sido utilizadas de forma justa (“fair use”) e não pedimos autorização prévia a seus respectivos autores. Caso você encontre alguma imagem sem menção ao verdadeiro autor ou com informações erradas, por favor entre em contato para que possamos dar os devidos créditos.

A Santo Conselho, seus sócios, administradores, representantes legais e colaboradores não garantem a exatidão, atualização, precisão, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos ou inverídicos.

É PERMITIDA a reprodução total ou parcial dos textos, imagens ou qualquer outro conteúdo da plataforma, por qualquer meio desde que citada a fonte (link) e com prévia autorização de seu criador/autor ou do administrador. Saiba mais.

2020-2021 © Dificio.com.br é uma marca registrada e tem todos seus direitos reservados.

© Dificio - leve para onde quiser, acesse onde estiver.