Dificio
  • APOIE
  • SOBRE
  • CONTATO
3 de maio de 2021 por Equipe Dificio.com.br

PETRÓLEO BRASILEIRO S.A (PETROBRÁS)

PETRÓLEO BRASILEIRO S.A (PETROBRÁS)
3 de maio de 2021 por Equipe Dificio.com.br

. Sociedade de economia mista com participação majoritária do governo federal. Foi criada em 1953 pela lei 2 004, que lhe confiou o monopólio estatal no setor do petróleo, reivindicado por uma mobilização popular de âmbito nacional. Iniciou suas atividades em 1954. A Petrobrás é responsável pela exploração e produção das jazidas brasileiras de petróleo e outros hidrocarboidratos fluidos e gases raros provenientes de poço ou xisto, bem como pela refinação do petróleo nacional ou estrangeiro e pelo transporte, marítimo ou por condutos, do petróleo bruto e de seus derivados. Dispõe de sua própria frota de petroleiros, a Fronape, e possui seis subsidiárias: Petrobrás Química S.A. (Petroquisa), holding que atua no setor petroquímico; Petrobrás Distribuidora S.A. (Petrodis), encarregada da comercialização de derivados; Petrobrás Internacional S.A. (Braspetro), para a exploração e produção de petróleo, prestação de serviços técnicos e administrativos especializados no exterior; Petrobrás Comércio Internacional S.A. (Interbrás), trading para comercialização de produtos e serviços brasileiros; Petrobrás Fertilizantes S.A. (Petrofértil), ligada à produção, exportação e importação de fertilizantes, nitrogenados e fosfatados; Petrobrás Mineração S.A. (Petromisa), dedicada à atividade de mineração. A Petrobrás está ainda coligada a duas empresas, a Petrocoque S.A. Indústria e Comércio e a Empresa Brasileira de Reparos Navais. Em 1990, a produção de petróleo da Petrobrás atingiu seu recorde histórico, com uma média de 653 mil barris diários, o que representa aproximadamente 60% do consumo nacional. Os poços de Urucu, no Amazonas, e os da bacia de Campos foram responsáveis por 90% dessa produção. Com as atividades de exploração fizeram-se oito novas descobertas no mar e onze em terra. As descobertas mais importantes foram obtidas na plataforma continental, especialmente nas bacias de Campos, Potiguar e Santos. Com a crise mundial do petróleo de 1972-1973, a Petrobrás começou a desenvolver estudos sobre fontes alternativas de energia. Apoiou o Programa Nacional do Álcool, instituído em 1972, e desenvolveu, em convênio com o Instituto Nacional de Tecnologia, um processo industrial para a obtenção do álcool a partir da mandioca. Além disso, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (Cepes), ligado à Petrobrás, está aperfeiçoando um novo processo que permitirá a produção de eteno a partir de álcool para uso na indústria petroquímica. Desde 1975 empreende estudos conjuntos com outros órgãos do governo visando a maior participação do carvão no balanço energético nacional, sob a forma de gás. Desenvolve ainda projetos para extração de óleo das rochas de xisto, um objetivo de enorme importância para o Brasil: o xisto pode ser processado em refinarias, de maneira idêntica ao petróleo, e as reservas brasileiras ocupam o segundo lugar no mundo.

Artigo anteriorXXPróximo artigo EQUILÍBRIO DE MERCADOEquilíbrio de mercado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

QUOCIENTES DE ROTATIVIDADE24 de maio de 2022
TAXA DE JUROS3 de abril de 2022
SOCIEDADE DE CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO (SCFI)1 de abril de 2022

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto:

A    B    C    D    E    F  
G    H     I    J     K    L  
M   N    O   P    Q    R  
S    T    U    V    W   X  
Y    Z   

AVISO LEGAL [DISCLAIMER]

A plataforma on-line dificio.com.br (a “Plataforma”) é de propriedade da Santo Conselho Ltda (“Santo Conselho”).

Todo o conteúdo da plataforma tem propósito EXCLUSIVAMENTE educacional e não consiste em recomendação legal, fiscal, contábil, financeira ou de qualquer outra natureza. Tais conteúdos foram elaborados de acordo com o contexto e conjuntura no momento da sua produção e são extraídas de diversas fontes, não sendo-lhe garantida sua confiabilidade, pontualidade e acurácia.

Os textos são de autoria própria ou de terceiros, contendo imagens ilustrativas para facilitar o entendimento do conteúdo – sendo de responsabilidade do autor do texto, citar as fontes e creditar devidamente os autores e/o proprietários das imagens. Na maioria das vezes, utilizamos imagens com copyright free que acreditamos terem sido utilizadas de forma justa (“fair use”) e não pedimos autorização prévia a seus respectivos autores. Caso você encontre alguma imagem sem menção ao verdadeiro autor ou com informações erradas, por favor entre em contato para que possamos dar os devidos créditos.

A Santo Conselho, seus sócios, administradores, representantes legais e colaboradores não garantem a exatidão, atualização, precisão, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos ou inverídicos.

É PERMITIDA a reprodução total ou parcial dos textos, imagens ou qualquer outro conteúdo da plataforma, por qualquer meio desde que citada a fonte (link) e com prévia autorização de seu criador/autor ou do administrador. Saiba mais.

2020-2021 © Dificio.com.br é uma marca registrada e tem todos seus direitos reservados.

© Dificio - leve para onde quiser, acesse onde estiver.