(1) Forma pela qual, tanto em nível interno da empresa (entre departamentos) quanto entre partes relacionadas, procura-se ter como objetivo básico a avaliação do desempenho e a maximização de lucro do grupo como um todo. São exemplos de preço de transferência: preço de mercado; preço de mercado ajustado, cost plus; custo padrão mais lucro. Preço pelo qual será transferido um produto ou serviço de uma Divisão A para uma Divisão B. Para A, que transfere, será Receita e para B, que recebe, será Custo; logo ambos os gerentes têm interesse em determinar bem os métodos, pois isso afeta a rentabilidade das divisões. Principais métodos para estabelecer um preço de transferência: (a) preço de mercado; (b) custo marginal; (c) custo incremental mais uma taxa; (d) custos totais; (e) preços de mercado negociados. (pelo fato de transferência). (2) Os preços de transferência entre divisões ou subsidiárias internacionais estão regulamentados no Brasil pelas leis no 9.430/96, 9.959/00 e art. 241 do RIR/99 por meio dos quais se reconhece: (a) Preços Independentes comparados (PIC); Preço de Revenda menos Lucro (PRL), Custo de produção mais Lucro (CPL).