Dificio
  • APOIE
  • SOBRE
  • CONTATO
6 de dezembro de 2021 por Equipe Dificio.com.br

WEI DAI

WEI DAI
6 de dezembro de 2021 por Equipe Dificio.com.br

Wei Dai – engenheiro da computação com especialização em matemática. Membro da comunidade cyberpunk e criptógrafo reconhecido mundialmente por sua contribuições. Desenvolvedor da biblioteca criptográfica Crypto ++, criador do sistema de criptomoedas B-money e co-propôs o algoritmo de autenticação de mensagens “VMAC”. A menor subunidade do Ether, o wei, recebe o nome dele.

Termo correspondente em inglês – Wei Dai

Veja também – Cyberpunk, Crypto ++ e B-money.

Afinal, quem é Wei Dai?

A comunidade cyberpunk e criptográfica teve grandes figuras, uma delas é Wei Dai. Chinês, formado em Ciências da Computação pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos e o principal nome da criptografia, no mundo.

Além de cientista da computação e criptografo de renome, Wei é especialista em matemática. Duas áreas que lhe permitiram demonstrar seu talento na criação de sistemas e soluções de criptografia.

Wei se tornou consagrado por suas contribuições no campo da ciência e engenharia da computação.

Tratando-se de criptomoedas, ele é muito lembrado por criar a biblioteca de funções criptográficas na linguagem de programação C++, a “crypto ++”.

Dai é um cypherpunk e, para ele, a privacidade é uma prioridade. O cientista mantém um estilo de vida muito misterioso e não se tem muitas informações a respeito de sua vida pessoal.

Início da carreira

As primeiras contribuições da carreira de Wei Dai se deram quando ele trabalhava na Terra Sciences, em Massachusetts. Nessa época, Dai trabalhava no setor de petróleo e gás da empresa, desenvolvendo soluções para a segurança e para a comunicação.

Anos mais tarde, ele trabalhou na Microsoft, onde participou de um projeto de pesquisa em criptografia. Foi lá que ele criou meios de otimizar diversos algoritmos da empresa, sendo muito importante para implementar melhorias nos softwares da Microsoft.

O dinheiro eletrônico B-money

O B-money foi um projeto de dinheiro eletrônico idealizado por Wei Dai em 1998. A ideia foi publicada na lista de correio cypherpunks em novembro daquele ano.

A moeda é considerada por muitos como a primeira criptomoeda real, embora nunca tenha sido implementada.

Apesar disso, suas bases teóricas são amplamente utilizadas pelas criptomoedas atuais, inclusive o Bitcoin, que é a principal delas.

Um dos meios de funcionamento do B-Money é através de uma Prova de Trabalho (PoW) como um meio de criar dinheiro. Para conseguir isso, o B-money utiliza de hashcash para realizar a “mineração”.

O segundo modo utiliza servidores que publicam, gerenciam e verificam os dados da transação dos usuários. Após isso, os usuários que realizam as transações utilizam a rede para verificar seus saldos.

Além disso, o esquema de trabalho utilizava um grupo de pseudônimos digitais impossíveis de rastrear um ao outro. O objetivo era garantir a privacidade e o anonimato das pessoas que o usavam.

Crypto ++

A Crypto++ é uma biblioteca escrita em linguagem de programação C++ que também foi desenvolvida por Wei Dai.

Esse projeto tem sido muito importante para os estudiosos de programação, sendo amplamente utilizado por estudantes da área e projetos de código aberto. Entre os projetos que destacam o uso de criptografia ++ podem ser mencionados os famosos a seguir.

O Microsoft Office utiliza criptografia ++ e é um dos conjuntos de aplicativos mais utilizados no mundo. Tratam-se de ferramentas voltadas para escritório, como apresentação gráfica, planilhas, além de processadores de texto.

O Lastpass é um famoso aplicativo que utiliza de criptografia ++ para gerenciar senhas. Ele é muito útil para quem possui diversas senhas diferentes. Além disso, o aplicativo possui extensão para os navegadores mais usados, como Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Safari.

A Steam é a gerenciadora de jogos eletrônicos mais utilizada do mundo. Ela funciona como um software de gestão de direitos digitais, a Steam funciona como uma loja online de jogos e aplicativos, que armazena as compras do usuário.

A Symantec Backup é um sistema de backup de dados. Utilizando um sistema de proteção de dados, o software oferece serviços para clientes que utilizam de ambientes tanto físicos como virtuais e estão migrando para serviços de nuvem.

O Tripwire é um software de gerenciamento de configurações de segurança, que trabalha oferecendo soluções totalmente que visam o gerenciamento de políticas, integridade e correção de arquivos. O Tripwire é conhecido por garantir a integridade e segurança dos arquivos do usuário.

Resumindo, o Crypto ++ de Wei Dai se destaca por todo o mundo pelo fato de ser uma biblioteca com diversos usos para os estudiosos da área, possuindo uma enorme variedade de algoritmos e tendo suporte para diferentes sistemas de criptografia.

Por ter uma boa limpeza de código e uma vasta documentação, a Crypto ++ se tornou uma das bibliotecas mais usadas no meio da programação.

Influência de Wei Dai no desenvolvimento do Bitcoin

Com a criação do B-Money, Wei Dai foi responsável por desenvolver muitos dos principais conceitos que seriam implementados posteriormente no que viria a ser o Bitcoin. Entre esses conceitos podemos destacar:

• Uso de Prova de Trabalho: o requerimento desse sistema é importante para gerar novas moedas e proteger a rede.

• A comunidade envolvida realiza o trabalho de verificação dos processos. Para manter a atualização, todos assinam um livro contábil coletivo.

• Os trabalhadores envolvidos recebem fundos pelo seu esforço.

• A troca de fundos é feita através da contabilidade coletiva e é autenticada com hashes criptográficos.

• Fazendo jus a seus trabalhos, os contratos são aplicados através da transmissão e assinatura de transações com assinaturas digitais. Em outras palavras, o sistema baseia sua operação em criptografia assimétrica.

O trabalho de Wei Dai com B-money foi especialmente influente no desenvolvimento do Bitcoin. As semelhanças entre os dois são inegáveis, e até agora, tanto o B-money como o BitGold de Nick Szabo são conhecidos como os ancestrais do Bitcoin.

Wei Dai pode ser Satoshi Nakamoto?

Desde o lançamento do Bitcoin, em 2009, Wei Dai é um dos principais candidatos ao posto da identidade real de Satoshi Nakamoto, o criador da criptomoeda mais famosa do mundo.

Além de ser um cypherpunk bem conhecido, Dai também é mencionado na seção de citações no final do White Paper do Bitcoin – ou seja, ele já estava ligado à moeda lá no início de sua circulação.

No entanto, o principal argumento que liga Wei Dai a Satoshi Nakamoto são as semelhanças entre o B-money, projeto de criptomoeda projetado por Dai, e o Bitcoin.

O B-money, considerada uma das primeiras criptomoedas da história, nutre algumas semelhanças específicas com o Bitcoin criado por Satoshi Nakamoto.

Algumas das semelhanças mais visíveis entre as duas ideias são, a utilização de chaves públicas, a implementação de provas de trabalho com o intuito de emitir moedas, além do modo de confirmação das transações.

Uma pode ter servido apenas de inspiração para outra, mas é um motivo a se refletir.

Wei Dai e a criptoanarquia

Em seu site (weidai.com), o criptógrafo defende o conceito de criptoanarquia, onde o governo não é destruído – mas sim proibido e desnecessário.

Além disso, de acordo com ele, a violência é impossível, uma vez que os participantes não estão ligados aos seus nomes verdadeiros ou localização física.

Dai reconhece que a criptoanarquia é, de certa forma, utópica. Isso porque uma comunidade é definida pela cooperação de seus participantes, e uma cooperação eficiente requer um meio de troca (dinheiro) e uma forma de fazer cumprir os contratos.

Tradicionalmente, esses serviços são fornecidos pelo governo ou por instituições patrocinadas pelo governo.

Para pensar em uma forma de implementar essa realidade, Dai criou dois protocolos.

“O primeiro é impraticável, porque faz uso intenso de um canal de transmissão anônima síncrona e irrestrita. No entanto, isso motivará o segundo protocolo, mais prático. Em ambos os casos, assumirei a existência de uma rede não rastreável, onde remetentes e receptores são identificados apenas por pseudônimos digitais (ou seja, chaves públicas) e todas as mensagens são assinadas por seu remetente e criptografadas para seu receptor”, diz o criptógrafo no artigo publicado por ele.

Voltar para o dicionário (página inicial).

Comunicar erros

Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.

Fontes de pesquisa e de referência

Como citar esse artigo em seus trabalhos

Wei Dai. In: Dificio – seu dicionário on-line de termos de finanças, investimentos e contabilidade, 2021. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/wei-dai>. Acesso em: dia, mês e ano.

Gostou? Compartilhe.

Artigo anteriorDAI, WEIPróximo artigo DIRETORIA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

QUOCIENTES DE ROTATIVIDADE24 de maio de 2022
TAXA DE JUROS3 de abril de 2022
SOCIEDADE DE CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO (SCFI)1 de abril de 2022

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto:

A    B    C    D    E    F  
G    H     I    J     K    L  
M   N    O   P    Q    R  
S    T    U    V    W   X  
Y    Z   

AVISO LEGAL [DISCLAIMER]

A plataforma on-line dificio.com.br (a “Plataforma”) é de propriedade da Santo Conselho Ltda (“Santo Conselho”).

Todo o conteúdo da plataforma tem propósito EXCLUSIVAMENTE educacional e não consiste em recomendação legal, fiscal, contábil, financeira ou de qualquer outra natureza. Tais conteúdos foram elaborados de acordo com o contexto e conjuntura no momento da sua produção e são extraídas de diversas fontes, não sendo-lhe garantida sua confiabilidade, pontualidade e acurácia.

Os textos são de autoria própria ou de terceiros, contendo imagens ilustrativas para facilitar o entendimento do conteúdo – sendo de responsabilidade do autor do texto, citar as fontes e creditar devidamente os autores e/o proprietários das imagens. Na maioria das vezes, utilizamos imagens com copyright free que acreditamos terem sido utilizadas de forma justa (“fair use”) e não pedimos autorização prévia a seus respectivos autores. Caso você encontre alguma imagem sem menção ao verdadeiro autor ou com informações erradas, por favor entre em contato para que possamos dar os devidos créditos.

A Santo Conselho, seus sócios, administradores, representantes legais e colaboradores não garantem a exatidão, atualização, precisão, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos ou inverídicos.

É PERMITIDA a reprodução total ou parcial dos textos, imagens ou qualquer outro conteúdo da plataforma, por qualquer meio desde que citada a fonte (link) e com prévia autorização de seu criador/autor ou do administrador. Saiba mais.

2020-2021 © Dificio.com.br é uma marca registrada e tem todos seus direitos reservados.

© Dificio - leve para onde quiser, acesse onde estiver.