Conceito de administração que estabelece uma série de elementos que devem constar do processo administrativo como: 1) o que deve ser feito, estabelecendo-se prioridades; 2) de que forma devem ser realizadas as tarefas propostas (ou a produção); 3) quais serão os custos daquilo que vier a ser realizado; 4) quando deverá ser realizado aquilo que foi determinado no item (1); 5) o que constitui um desempenho satisfatório; 6) quais e em que proporção estão sendo conseguidos avanços; 7) como e quando processar as correções. De acordo com este conceito de administração, a direção de uma organização ou instituição ou empresa não apenas define a priori os resultados que deverão ser obtidos e as etapas que deverão ser vencidas para consegui-los, mas também estabelece os critérios para avaliar o desempenho de todos os envolvidos na realização das tarefas. Já em 1954, Peter Drucker recomendava que em todas as áreas nas quais as atividades pudessem afetar o desempenho da empresa deviam ser estabelecidos objetivos e metas a serem alcançados. Veja também Drucker, Peter; MBA.