São obstáculos à entrada de novas empresas em determinados mercados. Estes obstáculos podem ser de diversos tipos:
a) Economias de escala: empresas novas tendem a entrar em mercados com níveis de produção menores do que empresas estabelecidas. Se a indústria é caracterizada por economias de escala (custos médios decrescem com o aumento no volume de produção), os custos médios da empresa nova serão mais altos do que os custos médios de uma empresa estabelecida;
b) Proteção Legal: proteções legais, como direito autoral e patente, garantem ao seu detentor exclusividade no mercado. As leis de patentes nos Estados Unidos permitem a um inventor o direito de usar a invenção por um período de 17 anos, período no qual o dono da patente está protegido da concorrência.
c) Propriedade e acesso exclusivo a fontes de matérias-primas: empresas estabelecidas podem estar protegidas da entrada de novas empresas, pelo seu controle das matérias-primas, ou outros recursos essenciais para a produção.
A existência de monopólios está diretamente relacionada com as barreiras à entrada.Veja também Barreiras Comerciais; Barreiras Não Tarifárias.
BARREIRAS À ENTRADA
por Aldo Ferrari