Dificio
  • APOIE
  • SOBRE
  • CONTATO
1 de abril de 2021 por Aldo Ferrari

NIGIRI-TSUBUSHI

NIGIRI-TSUBUSHI
1 de abril de 2021 por Aldo Ferrari

Expressão em japonês que significa literalmente “esmagar com a mão”. No campo da administração empresarial o termo se aplica nos casos em que um subordinado apresenta uma proposta a seu chefe imediato e este não dá a mínima atenção, não a discute com ninguém nem faz referência a esta com seus subordinados, como se tivesse amassado o papel no qual a proposta foi feita e o atirado no lixo. Tem o mesmo sentido que “engavetar”. O empregado que apresentou a proposta tem duas alternativas: a primeira e a mais comum é resignar-se e esquecer a proposta; a segunda é apresentar a proposta diretamente a um diretor ou ao presidente da empresa, o que se denomina jikiso (apelo direto), cuja expressão mais próxima no Ocidente talvez seja by pass. O jikiso representa um risco não apenas para quem apresentou a proposta este necessita ter boa dose de coragem e a proposta tem que ter consistência e um real significado para a empresa — como para o chefe imediato que a “engavetou”, pois sua vacilação, indiferença e falta de critério podem ficar expostas por meio do apelo direto a seus superiores. Veja também By Pass.

Próximo artigo ZPE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

  • TAXA DE CÂMBIO FLUTUANTE
  • TAXA DE CÂMBIO FIXO
  • TAXA DE CÂMBIO NOMINAL
  • LIG
  • UBS GROUP
  • TEORIA CONTÁBIL

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto:

A    B    C    D    E    F  
G    H     I    J     K    L  
M   N    O   P    Q    R  
S    T    U    V    W   X  
Y    Z   

AVISO LEGAL [DISCLAIMER]

A plataforma on-line dificio.com.br (a “Plataforma”) é de propriedade da Santo Conselho Ltda (“Santo Conselho”).

Todo o conteúdo da plataforma tem propósito EXCLUSIVAMENTE educacional e não consiste em recomendação de qualquer natureza. Tais conteúdos foram elaborados de acordo com o contexto e conjuntura no momento da sua produção e são extraídas de diversas fontes, não sendo-lhe garantida sua confiabilidade, pontualidade e acurácia.

Os textos são de autoria própria ou de terceiros, contendo imagens ilustrativas para facilitar o entendimento do conteúdo – sendo de responsabilidade do autor do texto, citar as fontes e creditar devidamente os autores e/o proprietários das imagens. Na maioria das vezes, utilizamos imagens com copyright free que acreditamos terem sido utilizadas de forma justa (“fair use”) e não pedimos autorização prévia a seus respectivos autores. Caso você encontre alguma imagem sem menção ao verdadeiro autor ou com informações erradas, por favor entre em contato para que possamos dar os devidos créditos.

A Santo Conselho, seus sócios, administradores, representantes legais e colaboradores não garantem a exatidão, atualização, precisão, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos ou inverídicos.

É PERMITIDA a reprodução total ou parcial dos textos, imagens ou qualquer outro conteúdo da plataforma, por qualquer meio desde que citada a fonte (link) e com prévia autorização de seu criador/autor ou do administrador. Saiba mais.

2020-2021 © Dificio.com.br é uma marca registrada e tem todos seus direitos reservados.

© Dificio.com.br - leve para onde quiser, acesse onde estiver   |   Anuncie com a gente   |  Política de Privacidade   |  Entre em contato conosco