Dificio
  • APOIE
  • SOBRE
  • CONTATO
1 de abril de 2021 por Aldo Ferrari

POLLUTER PAYS PRINCIPLE

POLLUTER PAYS PRINCIPLE
1 de abril de 2021 por Aldo Ferrari

Expressão em inglês que significa, literalmente, “princípio de pagamento pelo poluidor”. Exprime que o poluidor deve pagar pela poluição que causa no meio ambiente. Este princípio engloba tanto uma Taxa Pigouviana como qualquer taxa que induza os poluidores a instalar medidas para reduzir as emissões de poluição e os danos causados ao meio ambiente. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972 em Estocolmo, recomendou a adoção de um mecanismo econômico para limitar a poluição: o princípio segundo o qual o agente poluidor pagaria pelo uso dos recursos ambientais na medida do dano causado a eles por sua atividade. A dificuldade prática de aplicação desse princípio, no entanto, tornou mais comum a adoção de legislação específica de controle ambiental, com a imposição de multas e a concessão de incentivos fiscais. As legislações restritivas, contudo, também têm levado muitas indústrias poluidoras a simplesmente procurar áreas ou países onde não existam tais restrições. Veja também Créditos de Carbono; Ecologia; Economias Externas; Protocolo de Kyoto; Taxa Pigouviana; Teorema de Coase.

Próximo artigo ZPE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

  • TAXA DE CÂMBIO FLUTUANTE
  • TAXA DE CÂMBIO FIXO
  • TAXA DE CÂMBIO NOMINAL
  • LIG
  • UBS GROUP
  • TEORIA CONTÁBIL

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto:

A    B    C    D    E    F  
G    H     I    J     K    L  
M   N    O   P    Q    R  
S    T    U    V    W   X  
Y    Z   

AVISO LEGAL [DISCLAIMER]

A plataforma on-line dificio.com.br (a “Plataforma”) é de propriedade da Santo Conselho Ltda (“Santo Conselho”).

Todo o conteúdo da plataforma tem propósito EXCLUSIVAMENTE educacional e não consiste em recomendação de qualquer natureza. Tais conteúdos foram elaborados de acordo com o contexto e conjuntura no momento da sua produção e são extraídas de diversas fontes, não sendo-lhe garantida sua confiabilidade, pontualidade e acurácia.

Os textos são de autoria própria ou de terceiros, contendo imagens ilustrativas para facilitar o entendimento do conteúdo – sendo de responsabilidade do autor do texto, citar as fontes e creditar devidamente os autores e/o proprietários das imagens. Na maioria das vezes, utilizamos imagens com copyright free que acreditamos terem sido utilizadas de forma justa (“fair use”) e não pedimos autorização prévia a seus respectivos autores. Caso você encontre alguma imagem sem menção ao verdadeiro autor ou com informações erradas, por favor entre em contato para que possamos dar os devidos créditos.

A Santo Conselho, seus sócios, administradores, representantes legais e colaboradores não garantem a exatidão, atualização, precisão, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos ou inverídicos.

É PERMITIDA a reprodução total ou parcial dos textos, imagens ou qualquer outro conteúdo da plataforma, por qualquer meio desde que citada a fonte (link) e com prévia autorização de seu criador/autor ou do administrador. Saiba mais.

2020-2021 © Dificio.com.br é uma marca registrada e tem todos seus direitos reservados.

© Dificio.com.br - leve para onde quiser, acesse onde estiver   |   Anuncie com a gente   |  Política de Privacidade   |  Entre em contato conosco