Compreende as despesas com materiais, mão de obra e gastos tributários para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Não determina o preço da mercadoria, que só é afetado pelo custo da produção quando esse fator influir na oferta do produto. Para que uma firma consiga realizar os negócios do dia, antes que se firmem os preços de mercado, é necessário que antecipe os preços aos clientes. Para tanto, muitas empresas realizam cálculos nos quais procuram estimar, num nível razoável de produtividade, o custo total de uma unidade de produção. Ao resultado obtido por essa estimativa dá-se o nome de “custo médio”. Esses custos médios, em dependência das estimativas de mercado, podem ser acrescidos de 5%, 10%, 30%, ou mesmo 110%. Em épocas de concorrência acentuada, as empresas podem fixar preços abaixo dos “custos totais”; no entanto, o preço nunca será fixado abaixo do preço de custo. O preço de custo marginal implica que, a esse preço, o valor da última unidade fornecida para o consumidor marginal é equivalente ao valor dos recursos aplicados para produzir aquela unidade. Isso significa que a sociedade está obtendo tanto quanto deseja daquele bem, em termos do que lhe custa para produzi-lo.