Em sentido amplo, produto é o conjunto de todos os bens e serviços resultantes da atividade produtiva de um indivíduo, empresa ou nação. No caso da nação, fala-se em Produto Nacional Bruto (PNB). Mais especificamente, e conforme o setor da atividade econômica, distinguem- se o produto industrial, o produto agrícola e outros. Alguns economistas fazem distinção entre os conceitos de bem e de produto: enquanto os bens são objetos materiais destinados à satisfação das necessidades humanas, o produto é o resultado geral da ação transformadora do homem sobre a natureza. Em termos mercadológicos, produto é um conjunto que envolve o bem material e certas características de construção, aparência, desempenho, embalagem, prazo de entrega, garantia e preço. A importância relativa de cada uma dessas características do produto varia conforme sua natureza e a do mercado consumidor. Em produtos destinados ao consumo individual, por exemplo, a embalagem e o acabamento assumem maior importância que em produtos destinados às indústrias, como máquinas e equipamentos (nesses casos, itens como a garantia e a facilidade de manutenção são mais importantes). Para que um produto obtenha sucesso de venda é preciso que responda a uma necessidade do mercado (o que pode ser detectado por meio da pesquisa de mercado), além de ter uma adequada promoção de lançamento e formas de comercialização eficientes e preço compatível com as condições de mercado.