A Fatura é o documento através do qual o emissor realiza a prestação de contas ao portador titular, e, em geral, contém:
- número do cartão de crédito;
- limites de crédito;
- transações realizadas pelo portador titular e adicional;
- valor do pagamento mínimo;
- percentual de encargos de financiamento do período;
- percentual de encargos previstos para o próximo período;
- valor total devido para o pagamento.
Nos meses em que ocorrer movimentação, o emissor do cartão de crédito enviará a Fatura discriminando as respectivas transações do período.
O pagamento das Faturas pode ser realizado nas agências bancárias ou nos locais e formas indicados pelo emissor. Na eventualidade da Fatura não chegar até dois dias antes do vencimento, o portador deve consultar o Serviço de Atendimento ao Cliente do emissor para saber qual o valor a pagar e orientação para o pagamento. Dessa forma, evitará a incidência de acréscimos contratuais decorrentes do atraso, bem como a inclusão de seu nome nos cadastros restritivos de crédito.
As compras realizadas com cartão de débito estarão indicadas no Extrato de Conta Corrente disponibilizado pelo Banco emissor.
As Faturas e os Extratos são disponibilizados na internet pela maioria dos emissores, para clientes previamente habilitados.
É importante verificar se os dados da Fatura estão corretos, conferindo-os com os comprovantes de transação. Se houver qualquer divergência, o portador deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do emissor.
No caso de devolução de mercadorias ou cancelamento de serviços o portador deverá verificar na Fatura ou no Extrato bancário se houve estorno do valor. Na eventualidade de não ter ocorrido, entrar em contato com o emissor.