Dificio
  • APOIE
  • SOBRE
  • CONTATO
3 de maio de 2021 por Aldo Ferrari

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE MERCADO ABERTO (ANDIMA)

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE MERCADO ABERTO (ANDIMA)
3 de maio de 2021 por Aldo Ferrari

Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto (ANDIMA) – entidade civil brasileira, sem fins lucrativos e com o objetivo de representar as instituições do setor financeiro.

Termo correspondente em inglês – não há.

Veja também – Banco Central; bancos; bancos comerciais; bancos múltiplos; corretoras e distribuidoras de valores.

Afinal, o que é a Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto (ANDIMA)?

Criada em 1971, a Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto foi o principal ente representativo das maiores instituições financeiras do país.

Com mais de 300 associados, a ANDIMA era uma entidade civil, sem fins lucrativos e de caráter privado.

Entre as instituições que representava, estavam bancos comerciais, de investimentos e múltiplos; corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários; sociedades de crédito e financiamento; e administradores de recursos.

Seu objetivo principal era contribuir para o desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais; fomentar a criação de mecanismos que ofereçam segurança e a oportunidade de novos negócios às instituições financeiras, aos investidores e às empresas em geral; e defender o interesse dos bancos perante as autoridades monetárias do país.

A criação da SELIC

A ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) teve um papel primordial dentro do Sistema Financeiro Nacional (SFN). De um lado, as autoridades econômicas representada pelo Banco Central e de outro, as instituições financeiras.

Juntas, elas criaram em 1979 a SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um dos mais modernos e sofisticados sistemas eletrônicos de negociação de títulos públicos do mundo.

Ainda que rudimentar em seu início, a SELIC servia para registro de LTNs – Letras do Tesouro Nacional e seu acesso era feito via terminal de teleprocessamento disponibilizados pelo Banco Central, em sua sede ou em bancos comerciais possuidores desse terminal.

Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, foi possível abranger seu uso e disponibilizar acesso, via internet, as demais instituições financeiras bancárias e não bancárias.

Em 2020, os usuários dos serviços do Selic efetuaram cerca de 182,1 milhões de acessos. Em 2021, esse número atingiu mais de 190,7 milhões de acessos. (Dados retirados de site do Banco Central do Brasil)

Sob administração do Banco Central, o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) é usado hoje para a custódia de títulos públicos escriturais emitidos pelo Tesouro Nacional, bem como o registro e liquidação das operações que envolvem tais títulos.

Nasce a CETIP

Além de instrumento de representação do setor financeiro, a ANDIMA tornou-se também uma prestadora de serviços, oferecendo suporte técnico e operacional às entidades do mercado financeiro e de capitais, com a criação de sistemas eletrônicos que acelerem e tornem mais fáceis as operações financeiras.

Assim, nasceu, no ano de 1986, a CETIP – Central de Liquidação e Custódia de Títulos, desenvolvido em parceria com a Bovespa (atualmente [B]³) para custódia e registro das movimentações de títulos privados, em âmbito nacional.

A CETIP é uma empresa privada de capital aberto integradora do mercado financeiro e tem como principais serviços – o registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos.

Fusão entre a ANDIMA e a ANBID, em 2009

Duas das principais entidades do mercado financeiro brasileiro, a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID) e a Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto (ANDIMA) anunciaram processo de fusão, conforme comunicado em conjunto feito sexta-feira, 18 de outubro de 2008, oficializando o início do processo de aproximação.

No entanto essa união aconteceu um ano depois. Em outubro de 2009, a ANDIMA e a ANBID fundiram-se, criando a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Voltar para o dicionário (página inicial).

Comunicar erros

Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.

Fontes de pesquisa e de referência

Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:

  1. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Circular n.º 466, de 11 de outubro de 1979. Aprova a criação e o regulamento do “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia de Letras do Tesouro Nacional” e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/1979/pdf/circ_0466_v1_o.pdf>. Acesso em: 11 ago 2023.
  2. FUZO, Adilson. Andima e Anbid preparam fusão de algumas atividades. Valor Econômico, 17 out 2008, seção Economia. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/economia/andima-anbid-preparam-fusao-de-algumas-atividades-3824225>. Acesso em: 10 ago 2023.

Como citar esse artigo em seus trabalhos

Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto (ANBIMA). In: Dificio – seu dicionário on-line de finanças, investimentos e contabilidade, 2023. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/associacao-nacional-das-instituicoes-de-mercado-aberto-anbima>. Acesso em: dia, mês e ano.

Gostou? Compartilhe.

Artigo anteriorZEROSPróximo artigo CÓDIGO BANCÁRIO

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

  • TAXA DE CÂMBIO FLUTUANTE
  • TAXA DE CÂMBIO FIXO
  • TAXA DE CÂMBIO NOMINAL
  • LIG
  • UBS GROUP
  • TEORIA CONTÁBIL

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto:

A    B    C    D    E    F  
G    H     I    J     K    L  
M   N    O   P    Q    R  
S    T    U    V    W   X  
Y    Z   

AVISO LEGAL [DISCLAIMER]

A plataforma on-line dificio.com.br (a “Plataforma”) é de propriedade da Santo Conselho Ltda (“Santo Conselho”).

Todo o conteúdo da plataforma tem propósito EXCLUSIVAMENTE educacional e não consiste em recomendação de qualquer natureza. Tais conteúdos foram elaborados de acordo com o contexto e conjuntura no momento da sua produção e são extraídas de diversas fontes, não sendo-lhe garantida sua confiabilidade, pontualidade e acurácia.

Os textos são de autoria própria ou de terceiros, contendo imagens ilustrativas para facilitar o entendimento do conteúdo – sendo de responsabilidade do autor do texto, citar as fontes e creditar devidamente os autores e/o proprietários das imagens. Na maioria das vezes, utilizamos imagens com copyright free que acreditamos terem sido utilizadas de forma justa (“fair use”) e não pedimos autorização prévia a seus respectivos autores. Caso você encontre alguma imagem sem menção ao verdadeiro autor ou com informações erradas, por favor entre em contato para que possamos dar os devidos créditos.

A Santo Conselho, seus sócios, administradores, representantes legais e colaboradores não garantem a exatidão, atualização, precisão, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos ou inverídicos.

É PERMITIDA a reprodução total ou parcial dos textos, imagens ou qualquer outro conteúdo da plataforma, por qualquer meio desde que citada a fonte (link) e com prévia autorização de seu criador/autor ou do administrador. Saiba mais.

2020-2021 © Dificio.com.br é uma marca registrada e tem todos seus direitos reservados.

© Dificio.com.br - leve para onde quiser, acesse onde estiver   |   Anuncie com a gente   |  Política de Privacidade   |  Entre em contato conosco