Kabuto-cho – 1) nome dado (apelido) a Bolsa de Valores de Tóquio, segunda colocada no mercado mundial de valores pelo seu volume financeiro; 2) quarteirão, onde se situam as empresas e organizações financeiras do Japão.
Termo correspondente em inglês – Kabuto-cho.
Veja também – Bolsa de Valores de Tóquio e Wall Street.
Afinal, o que é Kabuto-cho?
Kabuto-cho, Kabutochô, ou mais formalmente Nihonbashi Kabutochō é um pequeno bairro de Chuo-ku, em Tóquio, no Japão.
Sede da Bolsa de Valores de Tóquio, o termo Kabuto-cho é frequentemente usado como sinônimo do mercado de valores mobiliários ou da indústria de valores mobiliários de Tóquio e do Japão.
Isso por que, em 1871, estabeleceu-se lá o “Primeiro Banco Nacional”, do Japão fundado por Eiichi Shibusawa, membro da família Mitsui e que mais tarde daria nome a o instituição financeira, Banco Mitsui.
Sete anos depois, em 1878, o bairro acabou por sediar a Bolsa de Valores de Tóquio – a área logo se tornou o centro financeiro japonês, atraindo a atenção e os olhares de bancos e conglomerados financeiros. Assim, muitas empresas de valores mobiliários, intermediadores financeiros e bancos acabou por estabelecer suas sedes e/ou filiais por ali.
O termo então acabou sendo emprestado para referir-se também ao centro financeiro do Japão e, por extensão, a bolsa de valores japonesa.
Representa, para o país, o mesmo que Wall Street, na cidade de Nova York, para os Estados Unidos.
Recentemente, à medida que as negociações de valores mobiliários se tornaram-se eletrônicas, as grandes empresas deixaram Kabutochō, mudando-se para outros locais importantes em Tóquio.
Voltar para o dicionário (página inicial).
Comunicar erros
Achou algo errado? Avise-nos deixando uma mensagem aqui nos comentários ou usando esse formulário.
Fontes de pesquisa e de referência
Para produzir esse conteúdo tivemos a ajuda dos seguintes autor(es) e publicações:
- Não há.
Como citar esse artigo em seus trabalhos
Kabuto-cho. In: Dificio – seu dicionário on-line de finanças, investimentos e contabilidade, 2021. Disponível em: <https://www.dificio.com.br/kabuto-cho>. Acesso em: dia, mês e ano.